Fontes de insipiração


Aí você precisa dar conta de uma encomenda mas não consegue se concentrar naquilo que tem que fazer.  Já aconteceu com você?  Com certeza já aconteceu com a grande maioria dos artesãos por esse mundo afora.  Muitas vezes isso acontece por causa de fatores externos, mas outras tantas vezes isso acontece provocado por fatores internos.  Fatores como stress, falta de inspiração, bloqueio criativo, desânimo, indisposição e falta de paciência, entre outros, são os que mais frequentemente atrapalham o artesão na hora de concluir um determinado projeto.


Mas o que pode ser feito para amenizar estes fatores?  Bom, o primeiro passo é identificar de onde vem o problema, afinal só se resolve um problema quando a gente sabe que problema é esse.  E, por mais óbvio que pareça, quando a gente encontra o problema a gente encontra a resposta automaticamente.  Por exemplo, se você precisa sair de casa e está chovendo, qual é o problema aqui?  Ah, o problema é que eu vou me molhar, claro!  E qual é a solução?  Ah, a solução é eu usar um guarda-chuva, ou uma capa, ou qualquer coisa assim.

É bem verdade que nem todos os problemas que nós passamos são tão simples de se resolver quanto abrir um guarda-chuva.  Mas aí já é outra história.  Muitas vezes nós identificamos o problema e a solução, mas por um motivo ou outro não tomamos nenhuma medida para colocar essa solução em prática.  Às vezes por medo das consequências, às vezes por preocupação do que os outros vão dizer, às vezes até por falta de dinheiro.  Mas é importante saber que diferentes problemas tem diferentes soluções.  Então se, por um motivo ou outro, você não puder usar uma solução, verifique se não há outra alternativa para resolver a situação.

Em relação aos bloqueios criativos, à indisposição e à falta de ânimo para concluir uma determinada tarefa, uma alternativa é assistir vídeos que estejam relacionados com o que você tem que fazer.  Seja de uma técnica, seja de produtos associados à sua tarefa ou seja simplesmente vídeos motivacionais.  Eles funcionam!  Se você precisa pintar uma série de caixas para entregar ou para expor, assista vídeos de decoração de caixas.  Veja como outros artesãos trabalham, quais materiais eles usam, que técnicas eles aplicam, que cores te chamam mais a atenção...  Você vai ver que uma seção de vídeos relacionados ao que você tem que fazer é uma ferramenta surpreendente para combater aquelas fases que bloqueiam a nossa criatividade.


5 comentários:

  1. Eu precisava ler isto as vezes acontece comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângela, isso acontece com você e é normal. Acontece com todo artista. Vamos nos inspirar.

      Excluir
  2. Muito bom, tava precisando ler algo assim, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, fico feliz que o artigo tenha trazido uma luz por aí. Compartilha ele, pois de repente tem alguém mais que tá precisando ler. Um abraço!

      Excluir
  3. Muito bom, tava precisando ler algo assim, obrigado

    ResponderExcluir